quarta-feira, 22 de abril de 2009

tô que nem a júlia, vou contar um segredo: tô bem cansada de ouvir minha própria voz - o que é um primeiro passo para algo grandioso!, talvez uma tese de mestrado ou mais um sonho apocalíptico.

é desse jeito que eu vou continuar falando pela voz dos meus amigos, porque sou generosa como um gigante mau, porque só gente me emociona e é por isso que eu nunca virei vegan.

ontem a gente assistiu sinédoque nova iorque, que tem esse nome pimbástico, e é meio difícil de engolir às vezes, com aquelas musiquinhas de lição de vida. mas foi lindo ver que o charlie kauffman roubou uma das minhas frases preferidas de mim mesma - "todo mundo é protagonista da propria vida" - que também só pode ser proferida por alguém que simplesmente não consegue parar de pensar em si mesmo, e é por isso que eu nunca quis me comprometer muito com essa autoria.

enfim. pensando sobre o assunto - porque eu preciso de uns dias de digestão - o ponto alto do filme é como ele consegue te traduzir a cena pelas imagens e meio assim ao acaso, o que lembra muito aqueles detalhes maravilhosos do brilho eterno. tem uma casa pegando fogo, por exemplo, e você não sabe bem por que. e é uma daquelas lógicas de sonho, que fazem sentido na hora, mas depois, quando você conta para alguém, vê que a coisa não tem nem começo-meio-fim.

(nos meus pesadelos, por exemplo, tem sempre alguém olhando fixamente pra mim, apesar de eu não estar no sonho)

e aquela impressão do infinito, quando o cara está dirigindo aquele monte de atores, que fazem o papel das pessoas reais. e, em certo ponto, a coisa parece se multiplicar ao infinito, como quando você põe a filmadora na frente da tevê, ou como no pote de pó royal - tão injusto ensinar o infinito pras crianças, cara...

3 comentários:

Paulo Rená da Silva Santarém disse...

Já tenho programa para o final do Domingo. Excelente dica! =)

vina apsara disse...

gracias!

vai na quarta que é barato!

júlia disse...

meu, sim, você tem razão, mas quem assina isso é a minha protagonista-médio.

porque também é tudo um descontrole radical e caótico que deus o tenha com muito chocolate.

beijos.