sexta-feira, 2 de maio de 2008

ficção - o retorno

Este post é dedicado à caravana de Frederico Westphalen - RS.

O
ntem, recebi um apelo ao meu retorno à ficção. A verdade é que não escrevo um conto há mais de um ano e não sinto muita falta, sinceramente.

Lembro uma pessoa que entrou aqui no blogue pra me dizer que eu era uma pseudo-poeta. Meu deus. Como alguém pode ser pseudo-poeta? Ou você escreve poesia, ou você não escreve poesia: ser poeta não é um estatuto maior, um ideal difícil de ser alcançado, um cargo público, ou uma espécie de prêmio de qualidade. Ah-há, fulano só escreve pseudo-poesia. O que é pseudo-poesia?, senão um juízo de valor de alguém que não gostou do que leu. E não gostar de alguma coisa, e considerar que aquilo não merece o estatuto de literário por causa da sua própria opinião pessoal, é absolutamente parte da historiografia literária. Poe morreu tendo ganhado, no máximo, 7 dólares, pela publicação do Corvo, eu acho. Sem contar o repúdio em massa às vanguardas modernistas. Enfim, isso é um grupo daqueles que, mais tarde, foram efetivamente considerados vítimas do preconceito de críticos retrógrados. Estou falando aqui daqueles que vão continuar na cochia o resto da vida...

E, no mais, não acho que este blogue tem um projeto estético maior do que abarcar escritos ao acaso. De ser um blogue, afinal, dessas coisas bobas que se escreve por escrever. (porque, afinal, não existe outro motivo pra se escrever, de verdade...). Às vezes, eu fico absolutamente surpreendida que alguém vá ligar o computador, em Babaçulândia, em Dois Vizinhos ou em Frederico Westphalen, pra ler as besteiras que eu escrevo.

Acho que o resumo da ópera é que nem todo mundo tem os leitores que merece. Por mim, se eu tiver só um - e ainda que acredite que eu não chego aos seus próprios padrões de leitura - estarei absolutamente lisonjeada.

Enquanto isso, fico aqui pensando em o que faz o padrão de leitura das pessoas. E o que elas pensam que vão encontar num certo blogue arbitrariamente chamado "O amor e seus objetos"...

Um comentário:

júlia disse...

ah eu adoro esse seu blogue, quel!
acho tão divertido e vou ser sempre leitora sua, viu?