terça-feira, 5 de março de 2013

quero ser jodie foster


Semana passada, eu finalmente vi o discurso da Jodie Foster nos Golden Globes. É, eu sei, demorou. Mas eu nunca teria visto com as recomendações que as pessoas estavam me dando: "Nossa, a Jodie Foster saiu do armário" -- dã! A mulher saiu do armário há uns 20 anos, acho que ela nunca esteve no armário, na verdade, tinha um daqueles casamentos super longos com a agente, enfim, o que tenho eu a ver com a vida dela.

Mas, de fato, é inegável que este discurso vai ficar para a história. Porque é realmente muito raro alguém na mídia ser simplesmente... sincero. Tem alguns momentos que levam água aos meus olhos (achei a transcrição completa, em inglês, aqui) (é, aparentemente ela é amiga do mel gibson):

Mom, I know you're inside those blue eyes somewhere and that there are so many things that you won't understand tonight. But this is the only important one to take in: I love you, I love you, I love you. And I hope that if I say this three times, it will magically and perfectly enter into your soul, fill you with grace and the joy of knowing that you did good in this life. You're a great mom. Please take that with you when you're finally OK to go.

Tradução: Mãe, eu sei que você está em algum lugar atrás desses olhos e não vai entender muitas coisas que serão ditas hoje. Mas a única que é importante que você absorva é: te amo, te amo, te  amo. E espero que se eu disser três vezes, isso vai magicamente e perfeitamente entrar na sua alma, te encher de graça e felicidade por saber que você fez bem nesta vida. Você é uma ótima mãe. Por favor, leve isso com você quando finalmente estiver OK para partir.

Os fãs da Jodie Foster e do filme Contato devem ter reparado uma coisa importante. No filme, a personagem (incrível e maravilhosa, criada por Carl Sagan no livro original) batalha contra o machismo e o conservadorismo para conseguir uma vaga numa empresa espacial para conhecer outro planeta. Quando ela está, finalmente, na nave, e o chão começa a tremer, e existe a possibilidade de que ela morra como os outros cientistas que tentaram anteriormente, ela repete, muitas vezes "I'm OK to go", "Estou OK para partir". É, eu me emocionei.

E o discurso tem um final apaixonante. Caramba, me dá uns calafrios...

This feels like the end of one era and the beginning of something else. Scary and exciting and now what? Well, I may never be up on this stage again, on any stage for that matter. Change, you gotta love it. I will continue to tell stories, to move people by being moved, the greatest job in the world. It's just that from now on, I may be holding a different talking stick. And maybe it won't be as sparkly, maybe it won't open on 3,000 screens, maybe it will be so quiet and delicate that only dogs can hear it whistle. But it will be my writing on the wall. Jodie Foster was here, I still am, and I want to be seen, to be understood deeply and to be not so very lonely.

 Tradução: Isso parece o fim de uma era e o começo de alguma outra coisa. Assustador e empolgante, e agora? Bem, eu posso nunca mais estar neste palco outra vez, ou em qualquer outro palco, na verdade. Mudanças: você tem que amá-las. Vou continuar a contar histórias, emocionar as pessoas por estar emocionada, o melhor trabalho do mundo. É só que, daqui em diante, posso estar segurando outro tipo de microfone. E talvez não seja tão brilhante, talvez não esteja passando em 3.000 telas, talvez seja tão silencioso e delicado que só cachorros poderão ouvir. Mas será minha marca . Jodie Foster esteve aqui, ainda estou, e quero ser vista, ser entendida profundamente e não estar tão sozinha.

Caralho. Estar tão sozinha... Estamos todos, não é? Mas é uma daquelas coisas inconfessáveis, ainda mais quando você é uma celebridade e a sua vida é o próprio paradigma da felicidade e do sucesso. E é tão bonito que ela não seja a imagem do sucesso, que este discurso seja sobre como ser autêntico consigo mesmo e como se sentir "entendido profundamente", fazer a sua marca sutil no mundo.

Hoje eu queria ser mais como a Jodie Foster.

Um comentário:

Tudo de Novo Outra Vez disse...

Tava com saudade disso.
(Tata)