terça-feira, 6 de maio de 2014

500: ainda faz sentido escrever blogue?


Agora que tenho dado um intervalo de ser adulta e voltei a morar com a minha mãe -- olá, mamãe! -- fico pensando nas mudanças sociais desde a última vez que fui adolescente.

Mas os sentimentos de autodestruição só começaram realmente quando o LF me deu um smartphone na última quarta-feira, e eu fui tragada pelo mundo mágico do 3G. [Obrigada, LF. Agora eu entendo que foi uma estratégia sua para eu finalmente ter um zazap e poder gastar horas do meu dia precioso batendo papos frívolos com os meus amigos distantes.]

Na última vez que eu fui adolescente, o LF lia meu blogue, o falecido e saudoso meninashoyo, no AUGE máximo da cultura blogueana adolescente. Eu surfava todos os dias por blogues amigos, coletando gifs bonitinhos e absorvendo a linguagem blogueira, tudo isso depois da meia noite, porque a internet era discada e o telefone, cobrado em pulsos. Era a época em que "surfar" na internet não parecia um termo completamente ridículo.

E aí eu olho pra esse layout que nem é do wordpress e leio os posts antigos e penso: faz sentido? Que tipo de apelo essa mídia obsoleta pode ter? Eu me sinto naquele episódio de arquivo x em que o mulder tenta fazer contato com os alienígenas usando umas fitas cassetes nuns rolos enoooormes e tudo o que ele tem a dizer é "scully, eu te amo", porque a tecnologia é tão obsoleta que ele nem consegue entrar no campo semântico das coisas que os alienígenas poderiam se interessar.

Se arquivo x fosse hoje, será que mulder conseguiria se comunicar? Ou será que ele está condenado a um estilo de vida eternamente analógico, como este blogue?

Um comentário:

lili disse...

oi gatinha, quer tc?
me add no zap zap