terça-feira, 19 de junho de 2012

TEM GENTE QUE gosta de texto empolado. sério mesmo. não é por falta de opção, ou por obrigação editoral. às vezes, nem é falta de talento. a pessoa realmente gosta de escrever empolado, como um velho de 80 anos. o texto fica sem a menor originalidade e até soa pretensioso, especialmente quando a pessoa está falando de um livro ou de um filme, como se estivesse tentando arrumar um emprego como crítico da folha. e às vezes essas pessoas são jovens, escrevendo em blogues. poderiam estar aí, querendo fazer alguma coisa nova, chutar a porta e escrever bobagem, sei lá.

o pior é quando a pessoa empolada quer tentar ser arrojada com uma fórmula batida. começar a entrevista com "era uma noite chuvosa de outono e eu esperava a charlize theron no lobby do copacabana palace. ela apareceu quinze minutos depois, usando uma camiseta vinho e um colete, bem à vontade, e me disse 'oi'. 'oi', eu respondi, e o barman trouxe duas garrafas de água com gás. 'eu gosto assim, sem gelo', disse charlize, e eu me senti a vanguarda do jornalismo brasileiro, etc etc etc". quando a entrevista é mais sobre si mesmo do que sobre a pessoa que você tá entrevistando, sofrível.

quando a pessoa empolada comenta alguma coisa que não é empolada e usa umas palavras como "arrojado", "lúdico", "bacana", "descolado". a última é a pior. quando um jovem usa uma gíria dos anos setenta que nem a sua mãe sabe o que significa.

Um comentário:

Pedro Martins disse...

eu li sem querer 'e o batman trouxe duas garrafas d'água...' e a entrevista ficou super interessante depois disso.