quinta-feira, 14 de março de 2013

da aparente apatia

Olá.

eu sempre acho incrível o fato de que tem gente, realmente, lendo este blogue. e é por isso que é meio impressionante ouvir algumas pessoas perguntando se ele morreu, se ainda vou escrever alguma coisa, etc. mais surpreendente ainda é o que eu vou fazer a seguir, que é dar explicações. dar explicações para pessoas que eu não sei quem são, onde estão ou por que motivo estão lendo isso aqui que eu, por meu lado, estou escrevendo no meu novo lar, que é a sala de um amigo em Porto Alegre.

e eis que as explicações começam:

1) eu não estou escrevendo no blogue, porque resolvi escrever "de verdade". por isso entenda-se que estou me dedicando a transformar minhas ideias em textos que podem servir para a minha carreira acadêmica, o que, convenhamos, eu deveria estar fazendo desde o começo, mas escrever em blogues, sem responsabilidades de qualquer tipo, é efetivamente muito mais interessante;

2) não estou escrevendo no blogue, porque resolvi traduzir coisas que acho que são importantes para a humanidade (e também vão ajudar a minha carreira acadêmica), a saber, literatura policial;

3) porque eu estou pensando nisso




e é completamente assutador. e eu gosto das pessoas que se esforçam em pensar a literatura como um meio de se chegar ao outro. (tem estudos interessantes sobre literatura e direitos humanos, estou pensando em um texto do Dipesh Chakrabarty que deve estar encaixotado em algum lugar nessa sala, talvez do lado da bicicleta);

4) porque fui na feira plana, um evento de editoras independentes em sp, e comprei um livro super bonito da Raíça Bomfim e da Vânia Medeiros, que chama 10 pontes. Espero que elas não se importem de eu citar um poema:

Com quantas estradas se faz uma ilha?

errar até
encher as mãos
de terra e adivinhar
o azul

perder-se
fera e temerosa
na noite esplêndida
da matilha

um risco de cio
no vento
e pelo rastro
algum laço
há de vingar

errar até
que a embriaguez
permita

(Dá pra ver o quanto o livro é lindo aqui) que me deu vontade de publicar um livro tão bonito quanto, mas ainda não;

5) porque eu ando lendo as coisas errado e me enganando bastante;

6) porque, aparentemente, não é sempre que você pode contar com a sua habilidade de transformar tantas informações em um pacote relevante;

7) porque essa música começou a ter um sentido comovente



8) porque o personare disse que neste período específico eu tendo a exagerar as coisas;

9) porque eu não li quase nada interessante nos últimos três (quatro?) meses. a não ser o paulo henriques;

10) porque, no final, não tenho nada interessante a dizer;

11) porque mais alguma coisa que eu esqueci;

12) ah, porque eu descobri que o bolaño também lia Ursula le Guin.

espero que este arremedo de post sirva como post.

câmbio desligo.

Um comentário:

lili disse...

bolaño lia ursula le guin!!! <3 amei