segunda-feira, 21 de março de 2011

#maispoesiamenosdinheiro



contribuição para o movimento #maispoesiamenosdinheiro, que protesta contra a quantia absurda a ser paga pelo blogue da maria bethânia.

só pra constar, o presente blogue tem mais de 400 posts e nunca recebeu UM REAL. a única coisa que ganhei pra escrever foi parabéns e talvez fiz alguns amigos, vários inimigos e tive LER.

outras contribuições, pra eu não ficar no vácuo:




13 comentários:

Nathan disse...

Acho que vale a pena ver a resposta de quem defende a Bethania no site dela. Claro que as coisas não são tão preto-no-branco como escreve o Jorge Furtado. E claro que as verbas vão sempre pros mesmos que têm muito mais facilidade de consegui-la. Mas há também argumentos bons para defender a Bethania, e é certo também que tem muito oportunismo e falta de informação nessa polêmica. Cheguei até a ver esse mané http://www.youtube.com/watch?v=zIKu3HZs_Qs&feature=channel_video_title (o cara mais chato da internet) insinuar que a Bethania recebeu a verba porque o Chico Buarque é comunista! (louco!!)

vina apsara disse...

nathans, mas você nao acha um milhão meio demais? igual àquela confusão do prêmio da funarte uns anos atrás... acho que esse esquema de oportunismo é uma constante na relação entre literatura e incentivo público no brasil.

mas tem muito argumento absurdo, você tem razão...

vina apsara disse...

e outra coisa também é que a bethania não é nenhuma artista independente. o furtado compara o gasto de um filme com o de um blog, mas na real esse 1 milhão não vai pagar as centenas de pessoas que trabalham num filme, mas uma só pessoa que escreve num blog. é uma ajuda de custo, uma espécie de patronagem do estado, e que não vai pra alguém que precisa dela pra escrever... (é claro que eu nao acho que, pra vc ter incentivo do governo, é preciso ser morto de fome) e nem vai pra uma poeta, diga-se de passagem, mas pra uma intérprete. parece que isso não está fazendo muita diferença também.

o que eu quero dizer é que no brasil tem muitos poetas que nao escrevem, ou nao sao publicados nem reconhecidos, porque nao tem nenhum tipo de contato, de rabo preso, pra ser aceito por uma editora, por exemplo, sem pagar a primeira edicao. e que nao recebe nenhum incentivo do estado porque eles tao indo pra gente que já está estabelecida.

o que nao entendo é a ideia: por que dar 1 milhão (ok, vem das empresas e nao do governo, mas é uma grana que outros projetos deixam de ganhar, como vc disse) pra uma interprete de musica brasileira célebre e reconhecida escrever poesia?

e ninguem sabe se o projeto é mesmo esse e o que ela vai fazer com esse dinheiro, mas também ng ta muito apressado pra explicar...

enfim.

vina apsara disse...

nossa, esse cara é muito idiota mesmo. ele acha que os artistas deviam trabalhar de graça?! que um artista, por ser famoso, tinha que ter valores morais melhores do que os das outras pessoas? djisus...

Nathan disse...

Pois é, eu sou meio sem noção de orçamento. Então na verdade acho que não tenho condições de avaliar a quantia. Pode ser que seja um absurdo mesmo. Mas considerando-se que, aparentemente, o que queriam era fazer um vídeo por dia ao longo do ano, com produção boa e tal, acho que pode não ser super-faturado(aliás, acho que muita gente pode estar revoltada achando que seria simplesmente um blog, o que aí sim seria claramente um absurdo)... Há uns tantos filmes brasileiros que o orçamento alcança umas 10x isso, e com muitas horas de filmagem a menos. E pra a maioria o governo deu incentivo fiscal também, talvez até mais que para o projeto da Bethania, mas esse caso não é tratado com absurdo. Não vejo muita diferença entre as duas situações, a não ser que a proposta da Bethania seria distribuída de graça na internet.

Enfim, o que acho mais xarope na situação é que os liberais de plantão sempre pegam um caso desses pra defender o fim dos incentivos governamental em todas as áreas. Usam um caso desses para defender que o Estado financiar a cultura é ruim. Não que só os liberais estejam criticando a Bethania nesse caso. Longe disso, há problemas na situação sim que merecem crítica: provavelmente ela não conseguiria tanto dinheiro tão fácil se não fosse a Maria Bethânia, e talvez não conseguiria tão fácil se a ministra não fosse tão próxima à elite da classe artística. Ou seja, o que há de mais problemático é a situação pode refletir uma realidade de centralização dos recursos para a cultura. Mas isso é um problema que não foi inventado pela Bethânia, nem foi inventado agora, nem ia deixar de existir com o fim dos investimentos governamentais na área (muito pelo contrário).

nó, escrevi pa carai...

Nathan disse...

Ops, escrevi o comentário sem ver seus dois últimos. Mas é, concordo contigo. Só fica a dúvida do que era a proposta mesmo do blog, pra saber se justifica os gastos.

É, o cara é retardado, e ele não é excessão. O comentário do Reynaldo Azevedo na Veja foi nessa linha...

Nathan disse...

Ah, completando, aqui tá a continuação do vídeo do cara onde ele defende o fim do financiamento da cultura pelo Estado: http://www.youtube.com/watch?v=DEYIYcEyBtI&feature=relmfu (a partir de 2:40)

Nathan disse...

A propósito, achei massa a campanha! E achei massa demais a poesia nerd romântica... hehehe

Nathan disse...

Já que já lotei aqui de comentários, o que é um a mais, não é mesmo?
Vi agora que o cachê da Bethânia seria 600000 (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/03/17/blog-de-bethania-projeto-como-governo-aprovou-368947.asp). Sim, isso sim é um absurdo.

vina apsara disse...

não se preocupa, o blogue tá aqui pra isso mesmo.

pois é! alguem fez as contas e o cachê dela é 45% do valor do projeto.

tava vendo o ultimo video, que é liberal no sentido mais estrito da palavra, parece uma aula de economia: "o estado deveria se recolher na sua insignificância".

você tem toda a razão. essa discussão tá servindo para bombardear todo o investimento do gverno em cultura. porque, como diz esse infeliz, se tem gente passando fome, a gente não precisa de blog de poesia.

eu falei pro rená que esse movimento devia se chamar #maispoesiamaisdinheiro, porque o blog da bethania nem é pra criação e nem o dinheiro tá indo pra poesia de verdade, mas pra interpretação dela.

sei lá.

vina apsara disse...

nossa, e essa grana nao contempla a producao, os cameras, etc... mas tem contador, assistente administrativo, consultor, que também vao ganhar uma baba. que bizarro. um monte de funções nada a ver. (a confecção do site vai sair 8.500 enquanto uma funcao X tipo assistencia juridica sai 30.000)

Nathan disse...

Essa da assistência jurídica agora a gente até entende... hehehe

Paulo Rená da Silva Santarém disse...

Gente, que coisa linda esse diálogo de vocês ;)

Nathan, dê uma lida no post explicativo da campanha. http://wp.me/p8rof-B0
E claro, participe.

Como eu disse pra Quel, o "menos dinheiro" não é "nenhum dinheiro", é só menos que R$1,8mi pra um blog. Essa foi a quantia que ela pediu. O MinC, ao conceder a renúncia fiscal, baixou pra "só" 1,3. Mas os 600 dela seguem lá.

Porque +poesia e -$? PQ o nome do blog seria "o mundo ainda precisa de poesia". Sim, o mundo precisa de mais poesia, e de menos dinheiro. O mundo, não os artistas, desde os criadores até os intperpretes. Eles são um conjunto complexo de pessoas, alguns precisam de muito, outros de pouco, alguns não vivem disso (eu) outros vivem com esforço (Móveis Coloniais de Acaju) e outros vivem muito bem obrigado (Caetano). O mundo tem espaço pra todos eles e eles devem ser todos respeitados.

Mas a poesia não precisa ser sequestrada, não precisamos extorquir o Estado para fazer arte. O Estado pode ajudar, apoiar, dar algum dinheiro. Mas não na proporção de R$1,8mi por projeto de interpretação de poemas selecionados por uma única pessoa já famosa.